É bem provável que você já tenha ouvido os termos ping ou latência, ainda mais se você for um usuário assíduo da Internet ou gamer.
Para quem gosta de jogar online, ter um ping baixo é um fator decisivo para obter sucesso em sua campanha.
Caso esteja muito alto, o ping poderá atrapalhar o desempenho do jogador na partida e causar uma série de transtornos.
Portanto, se você deseja saber melhor o que é ping e conferir algumas dicas para reduzi-lo, continue lendo este conteúdo!
Índice
Aumentar a velocidade da Internet
Feche aplicativos que consomem muitos dados
Utilize serviços para redirecionar portas
O que é
O ping, ou latência, trata-se de um comando usado para testar a velocidade, qualidade e conectividade da Internet, medida em milissegundos.
Ping é uma abreviação do termo em inglês “Packet Internet Network Grouper“, que significa em tradução literal “Agrupador de Pacotes da Internet”.
Esse comando serve para enviar dados para esses equipamentos e aguarda as respostas. Ele está disponível em todos os sistemas operacionais usados nos dias de hoje.
Função
Através do ping, o usuário poderá ver como anda a qualidade de transmissão de dados da sua internet e o quão veloz é a sua conexão. Usando a latência, é possível medir o tempo que leva para as informações que foram enviadas chegarem até o destino e retornarem.
No caso dos jogos online, o ping é o tempo que leva para um comando chegar até o servidor do jogo e retornar para o PC ou videogame do jogador. Por exemplo, se você aperta o comando para o seu personagem pular, abaixar ou atirar, leva um tempo para a conexão responder.
Isso significa que, quanto maior for o ping, mais lento será o tempo de resposta, o que gera um lag ou delay nos comandos, causando uma série de infortúnios e atrapalhando aqueles momentos decisivos em uma partida online.
Para que o jogador possa ter uma melhor experiência em um game online, o ideal é que o valor do ping seja menor que 100 ms. Por outro lado, se os problemas com o tempo de resposta da internet acontecerem com frequência, uma opção é aumentar a velocidade da conexão da internet para garantir um ping mais estável.
Como funciona
Embora a latência tenha começado a perder o seu uso por volta de 2003, quando os provedores começaram a ativar filtros que bloqueiam a medição do comando ping, essa ferramenta ainda é usada em redes domésticas.
Com base no protocolo ICMP (Protocolo de Mensagens de Controle de Internet), a latência envia diversos dados para os equipamentos conectados e aguarda as respostas.
Dessa forma, a velocidade que as respostas voltam para o equipamento que as enviou é medida e avaliada em milissegundos. Quanto mais baixo for o número registrado no ping, maior será a velocidade da Internet.
No entanto, é normal que o ping varie de acordo com uma série de fatores diferentes. Sendo assim, em alguns dias pode ser que o ping da conexão esteja mais baixo em comparação com outros dias.
Também vale notar que a latência pode variar de aparelho para aparelho, sendo difícil saber qual operadora que tem o melhor ping.
Interferências
Como dito acima, há muitos fatores que podem interferir na qualidade e velocidade da internet, fazendo com que o ping aumente, confira logo abaixo alguns exemplos:
- Quando há muitos aparelhos conectados na mesma rede e várias pessoas usando essa conexão ao mesmo tempo, é normal que o ping fique maior e a velocidade, como consequência, diminua;
- A localização também interfere na conexão. Ou seja, quanto mais longe você estiver do local de transmissão, mais sujeito a interferências sua conexão estará, ainda mais se tiver obstáculos e barreiras físicas no meio do caminho;
- O tipo de tecnologia que usa também pode fazer a diferença. Por exemplo, conexões 3G e 4G, via rádio e satélite estão mais sujeitas a sofrerem com interferências de outras redes, o que aumenta o valor do ping.
- A quantidade de internet que você contratou no pacote também tende a influenciar o ping. Isso significa que uma conexão de 200 mbp/s tem menos chances de sofrer com latência maior do que uma conexão de 100 mbp/s, mas isso não significa que ter uma banda larga com mais megas irá reduzir o ping;
- A qualidade de transmissão da operadora também pode interferir no ping. Caso o sinal do provedor seja fraco, então o ping será maior.
Aparelhos com a tecnologia Mesh podem ajudar a reduzir e a solucionar estes problemas. Se você ainda não conhece essa tecnologia, leia o artigo: Wifi Mesh: o que é, vantagens e melhores roteadores.
Como analisar
Se você deseja saber qual o ping da sua internet, então saiba que é bem simples e prático, qualquer um é capaz de medir a velocidade da conexão. Há dois modos de fazer isso: através de um teste de velocidade na Internet ou procurar em seu próprio PC.
Para encontrar o ping em seu próprio sistema operacional Windows, basta abrir o menu iniciar e, no campo de busca, digite “cmd” ou “prompt de comando”. Caso você use OSX, você deverá acessar a pasta de aplicativos, em seguida utilitários e abrir o terminal. E se o sistema for Linux, é só acessar o terminal pelo atalho Ctrl + Alt + T.
Então, você deverá digitar ping e inserir a URL de um site ou o IP de uma máquina que tenha conexão à sua rede e na qual a conexão será testada. Feito isso, irão aparecer dados diferentes, incluindo o tempo de resposta e o número de pacotes.
Se estiver tendo problemas com a sua conexão, o número de dados perdidos indicado não será igual a zero. Em outras palavras, significa que o seu PC não irá receber de volta as informações que enviou.
E o outro meio de verificar a sua transmissão de dados é através de uma ferramenta de teste online. Para isso, você deverá abrir o seu navegador e pesquisar “teste de velocidade“, acessar alguma ferramenta online e então fazer o teste de conexão.
Desse modo você também poderá saber se o que está pagando de internet é o mesmo que recebe. Pois, não é incomum que algumas empresas reduzam a velocidade para que você pague por um serviço que não recebe e muitas pessoas sequer percebem isso.
Soluções para o ping alto
Se você estiver com problemas de conexão, com velocidades baixas e pings elevados, saiba que há meios de solucionar esse tipo de problema! Confira logo abaixo algumas dicas que podem ser úteis.
Aumentar a velocidade da Internet
A primeira forma de tentar reduzir o ping é tentando melhorar a sua conexão.
Você deverá contatar o fornecedor de sua internet e mudar para um pacote de velocidade maior.
Use uma conexão fixa
Usar uma rede Wi-Fi é bem simples e muito mais prático, já que é possível conectar muitos aparelhos ao mesmo tempo e sem precisar de fios. Porém, em algumas situações, não é a melhor opção para garantir uma melhor velocidade.
Se possível, ao invés de se conectar por Wi-Fi em um roteador, conecte o cabo da rede direto em seu dispositivo. É só retirar o cabo conectado em seu roteador ou modem, e inserir no dispositivo.
Assim você irá ter uma conexão mais estável e muito mais rápida.
Feche aplicativos que consomem muitos dados
Fechar todos os apps e programas que possam usar a Internet também tende a reduzir o ping alto. Isso inclui download de músicas, vídeos e diversos outros programas e browser que consomem dados, como acontece com sites igual ao YouTube.
Caso você for jogar algum game online, então antes certifique-se de fechar todos os programas que consomem esses dados, assim você terá uma conexão mais rápida.
Fechar o antivírus também ajuda a reduzir o ping, tendo em vista que eles consomem bastante dados. Essas dicas também servem para smartphones.
No desktop, você pode abrir o Gerenciador de Tarefas e clicar na aba “Rede” para analisar quais aplicativos estão utilizando muito a sua rede.
Use conexão próxima
Sempre que possível, opte por um servidor que esteja o mais próximo de você. Pois, quanto maior for a distância, maior será também o tempo de resposta do servidor, o que torna a conexão mais lenta.
Sendo assim, prefira conectar-se a redes de Wi-Fi que tenham um sinal mais forte. Tente deixar o roteador mais perto do local onde você costuma usar a Internet e, de preferência, que não tenha barreiras no caminho.
A tecnologia Mesh, citada anteriormente, irá ajudar muito, neste caso.
Utilize serviços para redirecionar portas
Procure saber se a sua operadora oferece serviços como o VellozPro. Esse é um serviço que emprega a melhor tecnologia na sua rede de fibra ótica de ponta a ponta. Para isso, o usuário pode contar com:
- QoS (Quality of Service): um conjunto de tecnologias utilizado em redes para garantir a capacidade da execução do tráfego em alta prioridade e de aplicativos com total confiabilidade dentro de uma rede limitada;
- Baixa latência: menos atraso no envio e transferência de solicitações de um ponto a outro;
- Maior taxa de upload: mais velocidade para a transmissão e envio de arquivos e dados;
- Rota exclusiva: a Velloznet tem presença no principal ponto de troca de tráfego do Brasil, o IX-BR, em São Paulo.
- Sem NAT: sua conexão sem tradução de CGNAT. Ou seja, você receberá IPv4 e IPv6 públicos dinâmicos diretamente no seu equipamento.
- Manipulação de portas TCP e UDP, liberadas e sem restrições para configuração de encaminhamento.
Quer saber mais sobre o VellozPro? Clique aqui e conheça! O VellozPro é um serviço exclusivo, ideal para gamers e empresas, que oferece mais conectividade e benefícios únicos.