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O significado de latência é atraso. Quando se refere a internet, o conceito serve para determinar o quão atrasado uma solicitação acaba chegando ao ser transferida de um ponto a outro.

Ou seja, quanto tempo demora para isso acontecer em milissegundos. Geralmente, quando vamos fazer uma pesquisa na internet e entrar em algum site, há um tempo de resposta para essa ação.

Uma internet eficiente deve ter a latência sempre em zero ou o mais próximo disso, o que significa que há uma certa velocidade em calcular os resultados de pesquisa.

Porém, obviamente, nem sempre é isso que acontece. E a demora na resposta pode indicar que esse atraso está maior do que deveria ser considerado.  A velocidade da internet é medida através desse conceito e pela largura de banda.

O assunto não é algo comum a todos, por isso, pode causar uma certa dúvida ou estranheza ao citarmos ele. Agora que você sabe o que é isso, vamos falar mais sobre esse assunto para que você o entenda completamente.

Índice

Qual a diferença entre latência e largura de banda?

Qual latência é a mais indicada?

Como diminuir a latência?

O que o tempo de latência impacta no usuário?

Como evitar a lentidão de páginas?

Qual a diferença entre latência e largura de banda?

Ambos conceitos andam de mãos dadas. Isso porque as duas atuam em conjunto, ainda que tenham significados diferentes entre uma e outra. Mas, uma pode interferir no modo como a outra funciona.

E o resultado disso é o que podemos ver como a velocidade de internet. A latência está ligada à velocidade que um conteúdo dentro de um tubo tem, entre o cliente e o servidor, indo e voltando.

A maioria das pessoas conhecem a palavra latência como “ping“. E o apelido foi dado justamente por conta do jogo de ping pong, que apresenta os movimentos de vai e volta.

A largura de banda tem ligação à largura do tubo, diferenciando se ele é estreito ou largo. Quanto mais estreito ele for, menor será também a capacidade de transportar conteúdos ali dentro.

Tendo esses dois conceitos bem definidos, sabemos que se você tiver uma boa latência, mas uma largura de banda mais estreita, o tempo que a informação demorará para chegar até o cliente será maior.

Isso porque apesar da latência ser rápida, não há espaço suficiente para que as informações percorram de forma que não sejam comprimidas.

O ping serve para medir a qualidade de conexão e a atividade do dispositivo. A ferramenta foi desenvolvida em 1983 por Mike Muuss, que consiste em enviar pacotes de arquivo para um equipamento de destino e ouvir o “eco” da resposta.

Só muito tempo depois é que o Ping se tornou o acrônimo de Packet Internet Groper, ou em tradução: localizador de pacotes na internet.

Qual latência é a mais indicada?

Quando você passa a compreender melhor os conceitos que envolvem a internet, você consegue compreender que tudo é relativo. Tudo depende do tipo de projeto e a razão pela qual o uso da internet será feito.

Saber isso te ajudará a responder qual será a latência ideal de se utilizar. O Google já divulgou uma vez que uma das razões pelas quais uma página consegue ser bem ranqueada dentro da plataforma de busca é a sua velocidade.

Logo, a latência do site impacta diretamente o número de visitantes e de vendas feitas. Portanto, uma empresa ao fazer um site além de se preocupar com a velocidade que ele atinge pelo computador, deve levar em consideração também a experiência por meio dos celulares.

Isso porque o tempo entre ambos é diferente. Grande parte dos consumidores reclamam sobre o tempo de carregamento de um site quando ele é feito através do celular.

Isso é um fator prejudicial para a empresa, por exemplo, porque o cliente pode acabar ficando impaciente e desestimulado a continuar seu interesse na página, o que faz com que ele abandone e não chegue nem perto de comprar um produto.

O Google entende que uma página que demora mais de 3ms para carregar não é uma experiência interessante para o consumidor, por isso, prefere ranquear as que têm um carregamento mais rápido.

Como diminuir a latência?

Uma das melhores maneiras de fazer com que a latência de rede diminua é fazendo uso de um CDN, que é a Rede de Distribuição de Conteúdo. Os CDN são espalhados por locais diferentes para que aconteça o armazenamento mais próximo  possível do usuário final.

Assim, não é preciso que se vá muito longe para que se possa alcançar esse conteúdo. Traduzindo isso, significa que o carregamento de uma página levará menos tempo e a velocidade e o desempenho do site serão mais elevadas.

Outra forma de obter uma melhora no desempenho é fazendo a hospedagem em um servidor que seja perto da base de usuários do site. Assim, o tempo de resposta será mais natural.

Quando você for escolher um provedor para poder hospedar seu blog, site, ou qualquer página web, ficar ligada a esse detalhe é fundamental para não ter problemas de ping.

Por muitos anos os sites brasileiros acabavam sofrendo por conta de não terem um serviço de hospedagem que contassem com um data center tão próximo do Brasil.

Assim, acabavam tendo um tempo de latência muito grande. Hoje isso mudou e é possível contar com servidores mais próximos. Escolher hospedar um site em cloud pode ser uma das melhores escolhas para que a latência seja evitada.

O que o tempo de latência impacta no usuário?

Como citamos anteriormente, para uma empresa o tempo de latência é algo horrível e prejudicial, pois faz com que a possibilidade de conversão de vendas diminua ou então, que o interesse pelo conteúdo da página seja deixado de lado.

Além desse fator, tem a questão do ranqueamento que como dissemos também, o Google entende que a demora da página não é algo que trará benefícios ao usuário e, por isso, faz com que ela não seja uma das principais indicadas.

A experiência do usuário é outro ponto que acaba sendo impactado diretamente. Uma pesquisa feita pela Aberdeen Group revelou que a cada segundo a mais de espera no carregamento da página, ela perde cerca de 11% de visibilidade.

O cliente também sai menos satisfeito, cerca de 16% menos contente. E isso leva a outro fator que é a taxa de conversão. Ninguém gosta de ficar parado em uma página que fica toda vida carregando.

Hoje em dia, o mundo e as respostas estão muito mais imediatas. Sendo assim, qualquer lugar que não corresponda a essa correria a altura, acaba ficando para trás. Para as empresas isso é algo extremamente prejudicial, visto que a cada segundo desperdiçado, é uma chance de lucrar a menos.

Como evitar a lentidão de páginas?

Há uma maneira de fazer com que as páginas possam ter uma melhora na questão do seu carregamento, são elas:

Por meio desses fatores, é possível contribuir para que as informações da página não pesem tanto e você consiga ter um melhor uso da rede de internet e da página, combinando os dois em uma experiência mais agradável ao usuário.

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