Afinal, você conhece as gírias mais usadas na internet e nos games?

7 apps para organizar seus estudos!
11/09/2019
Exibir tudo

Bem, de repente você já ler um texto na internet e se deparou com algumas siglas diferentes, das quais nunca ouviu falar ou, ainda vive esbarrando em palavrinhas nas legendas e comentários de redes sociais, mas não entende nada.

Estranho né?

Esses termos do mundo digital estão presentes em mensagens, mídia social, e-mails, jogos online e até mesmo em sites de conteúdo mais formal.

Na maioria das vezes, as expressões têm alguma relação com gírias norte-americanas e fazem sucesso nos games. Mas acredite! São termos fáceis de memorizar.

A gente vai te ajudar!

 

Confira esta lista e fique bem informado para jogar e curtir a sua internet!

AFK – significado: muito utilizada em jogos online, essa sigla significa away from keyboard, que em português quer dizer “longe do teclado”. Serve para pequenas interrupções, quando o usuário comunica às pessoas com quem está interagindo que irá se ausentar momentaneamente.

Inclusive, pode vir junto a um símbolo de + e o local ou compromisso para onde a pessoa está indo. Por exemplo: AFK + cozinha.

AVATAR: palavra utilizada, normalmente, para foto e imagem de perfil em redes sociais. Pode também ser usada para identificar o personagem de um usuário nos games.

ASAP: expressão popular usada para solicitações e mensagens que necessitem de urgência. É mais aplicada em e-mails corporativos. Seu significado em inglês é as soon as possible, que significa “assim que possível” ou “o quanto antes”.

BTW: utilizada para dar continuidade a um assunto relacionado a conversa. A sigla vem da expressão by the way que significa, em português, “por falar nisso” ou “falando nisso”.

BRB:  e o que significa BRB? Simples. É be right back, em português “volto logo”. Utilizada em jogos online e em conversas em tempo real de chats ou redes sociais.

BBL e BBS: esses são mais dois termos usados para avisar às pessoas que você vai ficar ausente da conversa. O BBL significa be back later ou ”volto mais tarde”.  BBS quer dizer be back in a second, na tradução literal “volto em um segundo”.

BCNU: a sigla é utilizada em mensagens informais e serve como uma despedida ou forma de finalizar a conversa. Resume a expressão be seeing you, que em português pode ser entendida como “nos vemos mais tarde” ou “até a próxima”.

BOSS: a expressão, que traduz o sentido de chefe em português, também pode ser usada para definir um inimigo difícil de vencer nos jogos online.

CHECK-IN: expressão da língua inglesa que significa o registro de entrada em algum local. Na internet, geralmente quer dizer sinalizar, nas redes sociais, que você está em algum estabelecimento ou ponto da cidade.

DIY: indica a ideia de “faça você mesmo”, em inglês do it yourself. Sinaliza que é algo que você pode fazer sozinho ou que a própria pessoa autora do post fez. Geralmente, é uma sigla presente em tutoriais – como os de decoração, maquiagem e reparos.

FAKE NEWS: expressão popular que traduz a ideia de notícias falsas disseminadas por fontes duvidosas, especialmente por meio de aplicativos de mensagens ou redes sociais.

F4F/SDV: essas siglas servem para quem busca mais seguidores nas redes. F4F follow for follow e SDV “segue de volta” dão a ideia de que a pessoa está pedindo que a outra a siga – e em troca, ela segue também.

FTW: significa for the win, na tradução literal “para a vitória”. É um termo utilizado em conversas de redes sociais para indicar que algum conteúdo vale a pena. Exemplo: “Novo filme do Coringa, FTW”.

FYI: “para sua informação”, em inglês for your information. No meio digital, é uma expressão utilizada para compartilhar conteúdo ou repassar alguma mensagem a terceiro. Se você recebe um e-mail e quer reencaminhar para outra pessoa, basta colocar FYI no corpo da mensagem.

GTG ou G2G: São dois termos informais para se despedir em conversas virtuais, como um “tenho que ir” – significa got to go.

IDK: Significa I don’t know, em português “eu não sei”.

IMO: É usado para expressar sua opinião sobre algum assunto. Significa in my opinion, em tradução para o português “na minha opinião”.

NSFW: no trabalho, é necessário ter ainda mais cuidado com o conteúdo acessado na internet. Por isso, a sigla NSFW – not safe for work (”não seguro para o trabalho”) – alerta os usuários previamente de que o link, arquivo ou conteúdo da mensagem pode ser impróprio para um ambiente profissional. Portanto, vale a pena deixar para ver em casa.

OMG: Sigla que resume a gíria “Oh, meu Deus” originada do inglês oh, my God. Utilizada em mensagens, redes sociais e chats online para expressar surpresa ou entusiasmo.

LOL: a sigla tem dois significados. Um deles, serve para demonstrar que você achou algo muito engraçado. Nesse caso, significa laughing out loud, ou seja, “rindo alto”. Mas, essas três letras também servem como abreviação de um dos jogos mais famosos do mundo online, o League of Legends (LOL).

 Gírias do LOL: inclusive, o universo do jogo apresenta um dicionário à parte, com gírias como: gank (nome que dá origem a ação surpresa de emboscar adversários), poke (pequenos ataques não-letais aos campeões adversários), cait (palavra que consiste em disparar contra o adversário ao mesmo tempo que se afasta dele), entre outros que garantem o sucesso do jogador.

LMFAO: outra sigla que expressa a intensidade de algo engraçado na internet é a LMFAO. Em português, fica algo como “chorei de rir” ou “passando mal de tanto rir” – por ser extremamente informal é utilizada em ambientes descontraídos como chats, redes sociais e conversas com amigos e conhecidos.

PFV: sigla usada para resumir a expressão “por favor”.

RLY: a ideia de oh, really? – em português “sério?” – é expressa nesta sigla.

ROFL: ainda quando o assunto é dar risada, outra expressão de intensidade utilizada na internet é ROFL rolling on the floor laughing. Traduz a ideia de que a pessoa está “rolando no chão de tanto rir”, ou seja, achando tudo muito engraçado.

RSVP: esse é mais um exemplo de sigla presente tanto no meio digital quando fora dele. O termo abrevia a expressão francesa Répondez S’il Vous Plaît, em português “responda por favor”. É utilizada para retornar a um convite – confirmando ou não a presença. Ainda pode ser utilizada para sinalizar que você recebeu um e-mail importante.

TKS: usada para agradecer, sua origem vem da palavra thanks, em português “obrigado”.

YOLOYou only live once, em português “você vive só uma vez”. Geralmente, é usada em legendas de fotos nas redes sociais para destacar a importância das experiências retratadas.

WTF: sigla utilizada para expressar incredulidade sobre algum assunto ou evento. É um termo popular e considerado por algumas pessoas como grosseiro. Por causa disso, a dica é tomar cuidado com o uso – só serve para ambientes bem informais e de preferência para ser usado com quem você tem alguma intimidade.

Bom! Agora você pode navegar com a sua fibra óptica de ponta a ponta sabendo tudo que rola no mundo dos termos digitais.!

Vem ser Velloz!

ÁREA DO CLIENTE